Primeiro Dia de Trabalhos

  Bom, o dia começou com o acolhimento de vários grupos de nacionalidades diferentes, entre franceses – o grupo maior – seguido de italianos, espanhóis, portugueses e um  alemão, onde conhecemos a responsável local – Cynthia Baker.

  O acolhimento foi feito na própria Assembleia Nacional de Gales – ou Senado – num edifício fabuloso de arquitetura moderna e vanguardista  em forma de árvore, sendo que por debaixo estão as “raízes”, isto é, as raízes deste país, o parlamento recém criado cuja construção tenta aproveitar ao máximo a luz natural e serem parte, auto sustentado, por exemplo reduzindo o aquecimento elétrico com o aproveitamento da água da chuva (abundante a maior parte do ano) que é conduzida  a cerca de uma centena de metros terra adentro para aquecer e ser reaproveitada para aquecer o edifício.

  De tarde mudámos de instalações para assistir a uma palestra com David Evans, sobre o sistema educativo Inglês e Galês, nas suas semelhanças e diferenças, havendo sempre lugar a troca de experiências inter pares sobre o sistema educativo de cada um dos países representados. Para além de todo o enquadramento histórico sobre a realidade no Reino Unido, fomos ainda elucidados sobre as mais recentes alterações após o País ter ganho maior autonomia na gestão da educação, distanciando-se hoje, em diversos aspetos, da tradição Inglesa, embora mantendo outras como seja a utilização de uniforme.

   Aprendemos ainda alguns detalhes sobre a gestão estratégica das escolas, tipos de escolas, níveis de ensino, financiamento, etc. Foi uma sessão muito esclarecedora.

Houve ainda algum tempo livre para almoço durante o qual reunimos parte do grupo junto à baía de Cardiff, sendo que ainda visitámos o PierHead, edifício onde funcionou a gestão do Porto durante muitos anos. Arquitetura à base de tijolo mas com detalhes muito curiosos como sejam os pormenores de entalhamento sobre a parede de tijolo.

  Finalmente, depois de uma refeiçao ligeira num Pub típico, tivemos o privilégio de assistir ao ensaio do WELSH MALE VOICE CHOIR, originalmente composto por trabalhadores de minas e hoje por rpresentantes masculinos de diversas outras profissões. Esperamos puder amanhã partilhar um pequeno video do seu ensaio.

  Este coro ensaia no clube desportivo local, do qual partilharemos algumas imagens amanhã, hoje precisamos recompor de um dia intenso feito de grandes caminhadas para rentabilizar a observação de alguns icones mais expressivos de Cardiff que tambem partilhamos. amanhã temos de acordar cedo para chegar a horas ao centro da cidade.

This slideshow requires JavaScript.

  Esculturas em tijolo, e os estúdios da BBC ao fundo; bar feito com técnica de telhas de madeira sobrepostas; homenagem aos mineiros; Igreja Norueguesa e Restaurante Madeirense!!!!

  Casas de estilo Tudor e Vitoriano; algumas escolas; particularidades de um País vivido a duas línguas; escultura junto à baía e Wales Millenium Centre, que alberga cinema, teatro, companhia de dança e orquestra da BBC.

Advertisement

Author: arganilteachersaroundeurope

This is a group of schools, ranging from nursery to 12th grade level and its Headquarter is ESA - Escola Secundária de Arganil, located in a small town in the centre of Portugal, about 70 km from the District's capital, Coimbra

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: