Hoje visitamos uma das maiores escolas – tem 245 alunos no terceiro ciclo e 400 alunos no ensino secundário. Fomos nuito bem recebidos pelos professores, alunos e subdiretora, que nos apresentaram os projetos em que a escola está envolvida. No terceiro ciclo, o número de alunos por turma pode ir até aos 24 alunos. Pode haver grupos de nível para um trabalho mais específico e começaram este ano com coadjuvação. É uma escola conhecida e procurada pelo seu programa de matemática e ciências. Os melhores alunos seguem o ensino secundário. Os que não conseguirem entrar têm um ano zero (o nosso 10ano) para melhorarem e seguir o ensino secundário ou passar para o ensino vocacional/ profissional e seguir uma profissão. Todos têm consciência que só uma minoria faz os exames e entra na Universidade.
No ensino secundário, os alunos escolhem as disciplinas que querem fazer e, assim, constroem o seu horário. As notas são lançadas por aluno, não há turmas, e no fim, terão o seu certificado.
Foi uma das escolas com mais dinâmica, talvez pelo maior número de alunos, mas sem grandes confusões. No final do almoço, a sala fica uma sala de estar e de trabalho.