Quarta feira, 25 de outubro, fizemos uma visita ao colégio “Salesianos de Málaga”. Ficamos a saber que tem cerca de 1300 alunos e oferece Educação Infantil, Educação Primária, Ensino Secundário obrigatório, Bacharelato, Formação Profissional Básica, Ciclos Formativos de Grau Médio e de Grau Superior. É um colégio de carácter religioso, fundado por Don Bosco em Itália em 1840, atualmente está presente em todo o mundo. O colégio define-se como “uma casa acolhedora, paroquia evangelista e uma escola que forma para a vida”, aqui a família constitui um papel principal na formação do jovem. .Apenas recebem verbas governamentais para pagar aos professores, gerem as restantes despesas com verbas do colégio e algumas doações dos pais.
É uma escola bilingue, as crianças iniciam aulas de inglês aos 3 anos de idade, os alunos têm entre 2 a 4 horas semanais de inglês, os professores são quase todos muito jovens. Os projetos são comuns em todos os ciclos, tratados apenas de forma diferente, mas sempre em complementaridade desde o pré-escolar. Contudo estas salas estão muito escolarizadas, praticamente não existem áreas nem brinquedos, as mesas estão dispostas no centro da sala para proporcionar atividades de escrita/leitura e matemática. Todas as crianças, incluindo as de 3 anos, têm vários livros de fichas de matemática, de escrita e de inglês. As crianças pareciam felizes e muito organizadas, apesar de terem liberdade para falar alto e de se movimentarem com alguma liberdade.
Utilizam bastante as tecnologias para explorar os conteúdos, no Ensino Primário todos os alunos têm um tablet, nas salas existe um quadro interativo, mas ainda um quadro de giz. Também nesta escola a disposição das mesas sugere-nos que se valoriza o trabalho de grupo e a partilha entre os alunos. Não há retenções e os alunos transitam sem fazer testes de avaliação, esta é entregue aos pais de forma qualitativa no final de cada período. Os cursos vocacionais têm salas muito bem apetrechadas que permitem dar continuidade a alguns projetos iniciados em outros ciclos.