27 fevereiro de 2017

No primeiro dia de formação em Dublin, capital da Irlanda, no IPA, Institute of Public Administration a professora de Inglês Anne Marie O´Brien fez uma apresentação do sistema educativo na Irlanda.

Referiu que:

– em 1831 teve início o sistema primário na Irlanda. Em 1967 a Educação torna-se gratuita. Neste país as escolas são predominantemente católicas. As turmas são constituídas apenas por raparigas ou apenas por rapazes, as turmas mistas existem, mas são exceção. A escolaridade é obrigatória dos 6 aos 16 anos, dividida da seguinte maneira: dos 6 aos 12 anos- ensino primário, 12-15 anos- ensino básico e 15-18 anos, ensino secundário, apesar da escolaridade obrigatória ser até aos 16 anos. 85% das crianças iniciam o Pré-Escolar aos 4 anos.

O ano letivo na Irlanda tem a duração de aproximadamente 9 meses, fim de agosto a fim de maio, num total de 167 dias úteis (menos dias que em Portugal).

As Escolas Irlandesas têm as seguintes características: a Escola é focada nos exames nacionais e inclusiva, sendo algumas escolas mais inclusivas do que outras. Têm muitos Assistentes Operacionais especializados para apoiar os alunos de Educação Especial.  São Inspecionadas com muita frequência, com o intuito de avaliarem os professores e a qualidade de ensino. As Escolas têm sempre muitas iniciativas para se financiarem. Os professores são muito valorizados pela população em geral e têm que estar todos registados num Conselho de Professores. A partir de 2007, houve vagas nas escolas que não abriram e congelamento de carreiras. A mobilidade dos professores é altamente improvável. A colaboração entre professores é baixa. Prevalece ainda uma cultura de isolamento. A transversalidade do currículo não é comum. O Trabalho colaborativo na Irlanda cinge-se a: seleção dos manuais escolares; elaboração de exames e partilha sobre como ensinar e aprender.

Advertisement

Author: arganilteachersaroundeurope

This is a group of schools, ranging from nursery to 12th grade level and its Headquarter is ESA - Escola Secundária de Arganil, located in a small town in the centre of Portugal, about 70 km from the District's capital, Coimbra

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: